Canva na Educação turma T1
Apresentação
A crescente integração das tecnologias digitais no contexto educativo tem evidenciado a necessidade de os professores dominarem ferramentas que favoreçam a criação de recursos visuais apelativos, dinâmicos e acessíveis aos alunos. No entanto, muitos docentes ainda apresentam dificuldades na utilização de plataformas de design digital, limitando o potencial criativo e comunicativo das suas práticas pedagógicas. O Canva, por ser uma ferramenta intuitiva e versátil, permite a produção de materiais didáticos, apresentações, infográficos, cartazes e conteúdos interativos, adaptáveis a diferentes níveis de ensino e áreas curriculares. A ausência de formação estruturada sobre o uso pedagógico do Canva tem resultado em uma subutilização das suas funcionalidades e em uma lacuna na integração efetiva de recursos visuais nas práticas educativas. Assim, o desenvolvimento de um curso de formação sobre a plataforma Canva responde à necessidade de capacitar os professores para o uso criativo e pedagógico dessa ferramenta, promovendo a inovação, a motivação dos alunos e a melhoria da comunicação visual no processo de ensino e aprendizagem.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Utilizar de forma eficiente a conta educação do Canva. Criar materiais educativos visualmente atrativos, como apresentações, cartazes e infográficos, vídeos, etc. Utilizar templates e elementos gráficos para personalizar e enriquecer os recursos didáticos. Explorar ferramentas de edição de imagem, texto e vídeo para aumentar a qualidade visual de seus materiais. Integrar o Canva nas práticas pedagógicas para tornar o ensino mais dinâmico e envolvente.
Conteúdos
Introdução à ferramenta digital Canva; Criação de uma conta de utilizador educação; Ferramentas e recursos no Canva; Pesquisa no Canva; Elementos Gráficos; Tratamento e edição de imagem; Tratamento e edição de texto; Tratamento e edição de formas; Tratamento e edição de gráficos e figuras; Animação de elementos; Partilha designs; Produtos digitais: infográficos, gráficos, cartazes, cartões, flyer. Produtos digitais: Apresentações; Produtos digitais: Vídeos;
Metodologias
As atividades a realizar no curso decorrem em sessões presenciais, teórico/práticas, num total de 25 horas. As sessões deverão ser de carácter predominantemente prático, com alguns momentos expositivos/demonstrativos. Sugere-se a metodologia de aprendizagem por execução de tarefas, salientando-se que as atividades integradoras devem ser desenvolvidas com a preocupação de ligação com os contextos e as vivências profissionais dos formandos. Na abordagem a cada conteúdo o formador deverá propor a elaboração de recursos com aplicação na sala de aula. Nas sessões de introdução a novos conteúdos, o formador deverá recorrer à projeção para exemplificar e/ou demonstrar. Considera-se importante promover a articulação entre os diferentes conteúdos.
Avaliação
A avaliação será quantitativa sendo classificada numa escala de 1 a 10 valores, de acordo com a legislação em vigor, nomeadamente os pontos 5. e 6. do artigo 4.º do Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, e terá em consideração critérios e ponderação aprovados pelo Centro de Formação. Os critérios sobre os quais incidirá a avaliação dos formandos estarão distribuídos da seguinte forma: - 50% Participação no trabalho desenvolvido durante as sessões; - 50% Trabalhos desenvolvidos ao longo das sessões – No final da formação cada formando deverá apresentar um portefólio com todos os trabalhos produzidos.
Bibliografia
Hamilton, B. (2015). Integrating technology in the classroom: Tools to meet the needs of every student. International Society for Technology in Education. Green, M., & Spadaccini, M. (2018). The flipped classroom: A teacher's guide. Teacher Created Materials. Kapp, K. M. (2012). Gamification of learning and instruction: Game-based methods and strategies for training and education. Pfeiffer. Digital Promise. (n.d.). Research and resources on digital learning., https://digitalpromise.org/, acedido a 28 de outubro de 2024. Edutopia. (n.d.). Technology integration in K-12 education. https://www.edutopia.org/technology-integration, acedido a 28 de outubro de 2024.
Formador
Laura Maria Parra Chagas
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 15-04-2026 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
| 2 | 22-04-2026 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
| 3 | 29-04-2026 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
| 4 | 06-05-2026 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
| 5 | 13-05-2026 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
| 6 | 20-05-2026 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
| 7 | 27-05-2026 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
| 8 | 03-06-2026 (Quarta-feira) | 17:30 - 18:30 | 1:00 | Presencial |
| 9 | 17-06-2026 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |