Práticas de avaliação com suporte digital turma T1-25/26
Apresentação
Na sequência das alterações produzidas pelo Plano de Transição Digital, quer ao nível dos equipamentos, quer das práticas docentes, situações de aprendizagem com uma componente digital estruturante tornaram-se mais frequentes. O confinamento decorrente da situação pandémica criou um contexto favorável à experimentação e generalização destas práticas. A avaliação das aprendizagens estenderam- se até às tarefas de avaliação. O recente projeto DAVE (Desmaterialização da Avaliação Externa) criou a oportunidade e a necessidade de continuar a investir neste tipo de práticas permitindo aos alunos integrar o digital em todas as vertentes do seu percurso formativo, e também, procurando harmonizar os suportes das práticas avaliativas internas e externas. A plataforma intuitivo.pt serve de suporte à elaboração das provas de avaliação externa e tem uma versão disponível para o trabalho dos professores que permite a construção de instrumentos de avaliação interna, pelo que é uma ferramenta com potencial para cumprir o papel de integrar práticas de avaliação sustentadas no digital. Simultaneamente é importante que os professores possam refletir sobre o papel desempenhado pelos instrumentos de avaliação e a sua concepção em termos de eficácia na avaliação das aprendizagens que se pretendem avaliar, bem como o potencial formativo da avaliação digital.
Destinatários
Professores do 1º, 2º e 3º ciclos do EB, ES e Educação especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 1º, 2º e 3º ciclos do EB, ES e Educação especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Professores do 1º, 2º e 3º ciclos do EB, ES e Educação especial.
Objetivos
● Promover o conhecimento dos docentes da plataforma intuitivo, com a consciência das suas vantagens e limitações para a construção de tarefas de avaliação digital nas diferentes áreas disciplinares dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário. ● Criar oportunidades para que atividades de avaliação digital possa ocorrer com maior frequência, e com recurso a um interface semelhante às provas de avaliação externa. ● Desenvolver atividades que promovam a fluência de escrita digital dos alunos. ● Refletir sobre o papel do digital na formação dos alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, em atividades de avaliação, bem como as implicações para a sua formação. ● Harmonizar práticas de avaliação interna e externa. ● Incentivar práticas de liderança e inovação digital entre os docentes.
Conteúdos
Parte I - Registo e exploração da plataforma plataforma - Os formandos devem familiarizar-se com as dinâmicas específicas e organizacionais da plataforma. Pesquisa e utilização de itens públicos. Criação e partilha de itens. ● Parte II - Criação e modificação de itens - Os formandos devem produzir e refletir sobre a criação de itens. Adequação pedagógica e científica dos itens a criar. Aspetos técnicos relacionados com imagens, ficheiros de audio e vídeo e outros, tendo em vista a diversificação e adequação dos suportes a utilizar. ● Parte III - Definição e prescrição de tarefas de avaliação - Os formandos devem conhecer as alternativas disponíveis na prescrição dos instrumentos de avaliação. Identificação dos requisitos a garantir à partida para a realização bem sucedida de uma tarefa, em suporte digital, com esta plataforma. Recolha e avaliação das produções dos alunos através da plataforma ● Parte IV - Análise e reflexão sobre a integração da avaliação digital na educação - Os formandos devem refletir sobre a globalidade do processo. Identificação de vantagens e constrangimentos da avaliação com recurso a esta plataforma.
Metodologias
As sessões síncronas são destinadas à exploração da plataforma intuitivo.pt, nomeadamente a tipologia de itens disponíveis, a prescrição de tarefas de avaliação e a testagem do efeito das diferentes opções. Serão ainda entendidas como espaço de partilha e reflexão sobre a adequação e o mérito das opções possíveis e dos efeitos esperados no trabalho com os alunos. As sessões assíncronas, para além de proporcionarem aos formandos momentos de aprendizagem autónoma, são destinadas à produção e edição de itens de avaliação no formato da plataforma. Deverão ainda permitir ultrapassar questões técnicas como a edição de imagem, utilização de imagens livres, ou devidamente referenciadas, e outras questões que possam ser discutidas em formato assíncrono. Na última sessão, os formandos apresentarão os resultados das tarefas criadas, assim como uma breve contextualização da sua utilização, proporcionando-se a discussão e a partilha entre todos os intervenientes.
Avaliação
A avaliação será quantitativa e qualitativa sendo classificada numa escala de 1 a 10 valores, de acordo com a legislação em vigor, nomeadamente os pontos 5. e 6. do artigo 4.º do Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, e terá em consideração critérios e ponderações aprovados no Centro de Formação. Os critérios sobre os quais incidirá a avaliação dos formandos são: Participação nas sessões síncronas (15%) será valorizada a qualidade da participação nas sessões síncronas. Participação nas sessões assíncronas (25%) será valorizada o rigor e o cumprimento atempado das tarefas propostas para realização nas sessões assíncronas, bem como a pertinência pedagógica das propostas e construções apresentadas, incluindo a partilha de itens criados no contexto da formação. Criação de uma tarefa digital de avaliação (30%) Criação de uma tarefa de avaliação que vise o recurso ao digital, na plataforma intuitivo.pt Relatório final (30%) reflexão crítica individual com apreciação crítica individual ao trabalho desenvolvido ao longo da ação.
Bibliografia
Lucas, M., & Moreira, A. (2018). Quadro europeu de competência digital para educadores. Aveiro: UA EditoraUniversidade de Aveiro. https://area.dge.mec.pt/download/DigCompEdu_2018.pdfIAVE (2021). O DAVE Desmaterialização da Avaliação Externa. Instituto de Avaliação Educativa, I.P. https://iave.pt/wp-content/uploads/2022/04/1_DAVE.pdfChirumamilla, A., & Sindre, G. (2021). E-exams in Norwegian higher education: Vendors and managers views on requirements in a digital ecosystem perspective. Computers & Education, 172, 104263. https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0360131521001408Oliveira, I., & Pereira, A. (2021). Avaliação digital autêntica: questões e desafios. RE@ D-Revista de Educação a Distância e Elearning, 22-40. https://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/11488/1/READ_V4%20N2_p.%2022-40.pdfPereira, A., & Amante, L. (2022). Avaliação Digital no Ensino Básico e Secundário: Recurso Pedagógico Aberto. EmRede-Revista de Educação a Distância, 9(1).
Formador
Rui Gonçalo Pontes Correia Balão Espadeiro
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 06-01-2026 (Terça-feira) | 18:00 - 19:00 | 1:00 | Online assíncrona |
| 2 | 08-01-2026 (Quinta-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
| 3 | 13-01-2026 (Terça-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online assíncrona |
| 4 | 15-01-2026 (Quinta-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
| 5 | 20-01-2026 (Terça-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online assíncrona |
| 6 | 22-01-2026 (Quinta-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
| 7 | 29-01-2026 (Quinta-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
| 8 | 05-02-2026 (Quinta-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
| 9 | 10-02-2026 (Terça-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online assíncrona |
| 10 | 12-02-2026 (Quinta-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
| 11 | 18-02-2026 (Quarta-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online assíncrona |
| 12 | 19-02-2026 (Quinta-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
| 13 | 24-02-2026 (Terça-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online assíncrona |