
Introdução às Perturbações do Neurodesenvolvimento I turma T1 - 14 horas
Apresentação
Perturbações do Neurodesenvolvimento (PND) são alterações neurobiológicas no desenvolvimento da criança que podem estar presentes desde o nascimento ou manifestarem-se mais tarde, afetando a cognição, a comunicação, a linguagem, a motricidade, a atenção, a socialização, o comportamento, a aprendizagem escolar, a autonomia, entre outras áreas. De entre as várias PND, as mais frequentes são: Perturbação do Desenvolvimento Intelectual, Perturbação do Espectro do Autismo, Perturbação da Linguagem, Perturbação de Défice de Atenção e Hiperatividade e Perturbação da Aprendizagem Específica. O diagnóstico atempado das PND é importante para adequar a intervenção e a precocidade da mesma é muito relevante para que os problemas não se agravem. A intervenção na maioria dos casos deve ser multimodal e de carácter multidisciplinar, tem por base modelos específicos para cada uma das perturbações, havendo atividades que podem ser implementadas por técnicos, outras por professores ou educadores e outras ainda dirigidas aos pais. O Agrupamento sentiu a necessidade de esclarecer todos os professores da escola no que concerne às Perturbações do Neurodesenvolvimento, em particular relativamente aos conteúdos: Distinção entre desenvolvimento normal e patologia Distinguir as várias perturbações da comunicação de aprendizagem da leitura e da escrita; Caracterizar a incapacidade intelectual Compreender a diferença entre estimulação insuficiente e patologia do neurodesenvolvimento Conhecer os sinais de alerta para as várias perturbações; Conhecer estratégias de intervenção e adequação no processo de ensino e avaliação, com base no DL 54/2018; Face ao aumento do número de crianças sinalizadas para intervenção técnica especializada, a Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva identificou a necessidade de esclarecimento sobre estes conteúdos.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Conteúdos
Módulo I - Perturbações da Comunicação e Perturbação da Aprendizagem Específica .Perturbação da Linguagem . Perturbação dos Sons da Fala . Perturbação da Comunicação Social . Perturbação da Aprendizagem da Leitura e da Escrita . Desenvolvimento normal vs patológico . Sinais de alerta . Estratégias de intervenção em contexto escolar . Casos Práticos
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 22-10-2025 (Quarta-feira) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Presencial |