
VIII Jornadas Pedagógicas AE José Régio - Interculturalidade - Construir Pontes turma T1
Apresentação
Num agrupamento TEIP como o Agrupamento de Escolas José Régio, com um percurso já consolidado em práticas de inclusão, as Jornadas Pedagógicas “Interculturalidade: Construir Pontes” têm como propósito valorizar o caminho percorrido, partilhar boas práticas e, sobretudo, promover uma escola cada vez mais humanista, participativa e comprometida com a diversidade cultural. Num contexto marcado por transformações sociais e por uma crescente mobilidade humana, a Escola assume-se como um espaço privilegiado para a construção de pontes entre culturas, saberes e vivências. Torna-se, por isso, essencial antecipar desafios, cultivar uma cultura de abertura e investir em práticas educativas que valorizem a diversidade como uma fonte de enriquecimento pessoal e coletivo. Estas Jornadas representam a continuidade de um trabalho iniciado no ano letivo anterior, em que a interculturalidade já foi o tema central, numa clara intenção de sensibilizar todos os agentes educativos para esta realidade. No presente ano letivo, este compromisso foi reforçado com a escolha da interculturalidade como tema integrador de todo o Plano Anual de Atividades, com o tema agutinador “De mãos dadas com o mundo”. Através de diversas perspetivas — pedagógica, institucional, organizacional e comunitária — o objetivo é refletir sobre os desafios e oportunidades da interculturalidade, a gestão da diversidade, o contributo da Inspeção-Geral da Educação e Ciência, a importância da mediação escolar e o papel ativo de todos os agentes educativos, desde os docentes aos assistentes operacionais.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial, Técnicos Superiores, Assistente Técnicos e Assistentes Operacionais.
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Conteúdos
FORMADORES: Abílio Amiguinho Abílio Amiguinho é Licenciado em Sociologia e Doutor em Ciências da Educação, especialidade em Formação de Adultos. É Prof. Coordenador, aposentado, no Departamento de Ciências Sociais, Território e Desenvolvimento, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre, onde trabalhou, desde 1986 até 2021. A par da atividade letiva, coordenou vários projectos de investigação e intervenção sócio-educativa em meio rural. Autor de vários artigos e de capítulos de livros, publicados em Portugal ou no estrangeiro, e dos livros Viver a Formação Construir a Mudança, a Escola e o Futuro do Mundo Rural, Ai, Alentejo, Memórias Rurais, entre outros. Atualmente integra os Corpos Sociais do Instituto das Comunidades Educativas e da Cooperativa Operária Portalegrense, supervisiona e participa em projetos de intervenção de envelhecimento na comunidade, em territórios de baixa densidade. Rui Marques Rui Marques licenciou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, é Mestre em Ciências da Comunicação e Indústrias Culturais pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Católica Portuguesa e Doutorado em Sociologia Económica e das Organizações pelo ISEG - Lisbon School of Economics & Management, com a apresentação de uma tese sobre Problemas sociais complexos e governação integrada. Elisete Diogo Elisete Diogo é Doutorada em Serviço Social, em 2017, pela Universidade Católica Portuguesa. Assistente social em contexto escolar (2008-2019). Atualmente, é professora adjunta no Instituto Politécnico de Portalegre, desde 2019, onde é, complementarmente, investigadora integrada na unidade CARE. Coordenou o projeto "Ir Além- A inclusão social de migrantes NPT e o desenvolvimento de territórios de baixa densidade" (2020-2023) - financiado pelo Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI) e distinguido pelo Centro de Estudos Ibéricos com o Prémio Investigação, Inovação e Território - contando com publicações no mesmo âmbito. Marília Favinha Marília Favinha é Doutorada em Ciências da Educação pela Universidade de Évora (2007) , Mestre em História Cultural e Política Contemporânea de Portugal pela Universidade Nova de Lisboa e Licenciada em Ensino de História pela Universidade de Évora (1992) É professora Auxiliar no Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora, integrando atualmente a Assembleia de Departamento como conselheira. Rosário Farmhouse Licenciou-se em Antropologia Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) da Universidade Técnica de Lisboa. Foi Alta-Comissária para a Imigração e o Diálogo Intercultural (2008–2014) e coordenou o Gabinete de Formação Humana do Colégio São João de Brito (2014–2017). Presidiu à Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens entre 2017 e julho de 2024. Em paralelo, liderou o Comité Diretor para os Direitos da Criança do Conselho da Europa (2022–2024) e, desde 2021, assume a presidência da Assembleia Municipal de Lisboa. Desde fevereiro de 2025, dedica-se à consultoria e formação nas áreas da infância, migrações e coesão social
Anexo(s)
Observações
Formadores: Abílio Amiguinho; Rui Marques; Elisete Diogo; Marília Favinha; Rosário Farmhouse.
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 17-07-2025 (Quinta-feira) | 09:00 - 17:00 | 8:00 | Presencial |