O Marketing Digital e suas ferramentas ao serviço da promoção da Biblioteca Escolar turma T1
Apresentação
O Marketing é a área da Gestão que pode ser definida enquanto responsável da organização para o desenvolvimento e criação de valor. As atividades de Marketing visam um constante aumento da notoriedade de uma organização junto dos seus stakeholders. É através de uma preocupação regular e contínua acerca destes temas que as organizações conseguem assegurar o crescimento e desenvolvimento sustentável. A Biblioteca Escolar é um espaço de enorme relevância para os alunos, professores, comunidade educativa. Deste modo, esta formação centrar-se-á na utilização de conceitos relacionados com o Marketing Digital, aplicando-os às Bibliotecas Escolares, de modo a melhor fazer a sua promoção, Marketing e Advocay.
Destinatários
Professores bibliotecários designados ao abrigo da portaria nº192-A/2015 de 29 de junho; Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores bibliotecários designados ao abrigo da portaria nº192-A/2015 de 29 de junho; Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. De acordo com o artigo 15.º da Portaria n.º 192-A/2015, de 29 de junho, esta ação de formação releva para a progressão da carreira dos professores bibliotecários, incluindo-se na dimensão científica e pedagógica.
Objetivos
1. Criar condições para o desenvolvimento de competências do professor bibliotecário/docentes/educadores face aos desafios que as Bibliotecas Escolares enfrentam; 2. Dotar os formandos de um portfólio de conceitos e de conhecimentos teóricos e técnicos que suportem e validem as ações que vão desenvolver. 3. Proporcionar uma visão sobre a missão e objetivos da BE no contexto do marketing digital; 4. Desenvolver as Bibliotecas Escolares de forma sustentada e estratégica, através da construção/melhoria da sua presença nas redes sociais e das suas propostas de valor; 5. Melhorar o serviço prestado pelas Bibliotecas Escolares; 6. Partilhar de conhecimentos e experiências de trabalho bem-sucedido, na temática da formação, entre formandos
Conteúdos
1 - O(s) mundo(s) da(s) biblioteca(s) escolar(es). (3 horas): 1.1.O valor da biblioteca na escola/agrupamento; a gestão de recursos, Valores e comunidade O impacto transformativo das bibliotecas e dos bibliotecários. Valores associados às bibliotecas; 1.2. Definições e conceitos: Marketing, promoção, advocacy, … parcerias estratégicas Contextos e estratégias de operacionalização na BE: exemplos 2 – O marketing de influência (3 horas) O que é o marketing de influência? O que é um influenciador? Caraterísticas de um influenciador. Estratégias de atração. Contextos e estratégias de operacionalização na BE: exemplos 3- Ser digital: como criar uma presença em linha marcante? (3 horas) Identidade, credibilidade, a criação de conteúdos: storytelling, autenticidade, partilha, planeamento, a gestão do tempo. Elementos indispensáveis para a construção de uma história. Contextos e estratégias de operacionalização na BE: exemplos 4 - Estratégias de comunicação e definição de conteúdos para as Redes Sociais (3 horas) Caraterísticas de uma perspetiva estratégica em advocacy; A importância de se identificarem mensagens chave e enquadrar a narrativa; Que conteúdos criar e/ou privilegiar? A criação de uma marca, Redação de mensagens chave, Contextos e estratégias de operacionalização na BE : exemplos 5 - Ferramentas de Marketing Digital I – O Facebook (3 horas) Caraterísticas da Rede, exploração de recursos disponíveis e configuráveis. Que públicos atingir? Que conteúdos privilegiar? Sugestões de utilização focada ao serviço da Biblioteca Escolar. Contextos e estratégias de operacionalização na BE 6 - Ferramentas de Marketing Digital II – O Instagram (3 horas) Caraterísticas da Rede, exploração de recursos disponíveis e configuráveis. Que públicos atingir? Que conteúdos privilegiar? Sugestões de utilização focada ao serviço da Biblioteca Escolar. Contextos e estratégias de operacionalização na BE 7 - Ferramentas de Marketing Digital III – O Youtube (3 horas - Workshop) Caraterísticas da Rede, exploração de recursos disponíveis e configuráveis. Que públicos atingir? Que conteúdos privilegiar? Sugestões de utilização focada ao serviço da Biblioteca Escolar. Contextos e estratégias de operacionalização na BE 8 – Avaliação dos serviços digitais da Biblioteca (2 horas) : Análise das métricas. As estatísticas, os públicos, a segmentação da audiência, a eficácia da publicidade. Criação de um plano de medição/avaliação de impacto. 9 – O plano de Marketing Digital da Biblioteca Escolar (2 horas) O que é um plano de Marketing Digital? Elaboração de um plano de marketing digital para a BE para um horizonte de 2 anos. Total de horas de formação 25h
Metodologias
Este curso de formação terá formato b-learning e será desenvolvido da seguinte forma: a) Sessões presenciais: 1ª sessão (3h00) ; 7ª workshop e avaliação (3h00): total 6 horas. b) Sessão em formato online síncronas: 3ª sessão (1h00); 5ª sessão (1h00); 9ª sessão (1h00): Total 3 horas; c) Sessões em formato online assíncronas: 2ª sessão (3h00) , 3ª sessão (2h00), 4ª sessão (3h00) , 5ª sessão (2h00), 6ª sessão (3h00), 8ª sessão (2h00), 9ª sessão (2h00): total 16 horas. As sessões terão um carácter teórico-prático. Para cada tópico será disponibilizada documentação e bibliografia específica. Os formandos poderão trabalhar individualmente ou em grupo, privilegiando-se o tratamento de propostas em ligação com os contextos de cada escola/agrupamento. Cada sessão terminará com a contextualização e aplicação das temáticas ao contexto das Bibliotecas Escolares. As sessões online síncronas e assíncronas serão realizadas através da Plataforma zoom ou equivalente e Moodle, respetivamente.
Avaliação
A avaliação será quantitativa e qualitativa sendo classificada numa escala de 1 a 10 valores, de acordo com a legislação em vigor, nomeadamente os pontos 5. e 6. do artigo 4.º do Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, Estão previstos momentos de avaliação contínua em cada sessão e foi concebido um momento de avaliação individual, escrito, que terá como temática a “Elaboração de um plano de marketing Digital para a biblioteca escolar.” ou, em alternativa, o desenvolvimento aprofundado de um dos tópicos de uma sessão. Querendo auferir de uma reflexão conjunta dos professores envolvidos neste curso sobre as temáticas e aprendizagens realizadas ao longo do mesmo, servindo ainda, consequentemente, para a avaliação quantitativa dos participantes, enquanto formandos deste curso de formação, estes deverão apresentar na quinzena seguinte, após o término do curso, um trabalho individual de reflexão crítica.
Bibliografia
• AFONSO, Carolina e ALVAREZ, Sandra (2020). Ser digital como criar uma presença online marcante. 1ª edição. Alfragide. Casa das letras; • CIALDINI, Robert B. (2015). Influência a psicologia da persuasão.2ª Edição. Lisboa: Sinais de fogo; • MACARTHY, Andrew (2019). 500 dicas de marketing nas redes sociais. 1ª Edição. Queluz de Baixo: Editorial presença; • NOVAIS DE PAULA, André et all (2019). Marketing Digital para empresas. 2ª edição. Lisboa: Perfil Criativo; • RAPOSO, Miguel (2020). Profissão:#influencer. 1ª edição. Lisboa: Manuscrito Editora.
Formador
Fátima Manuel Caeiro Bonzinho
Teresa Maria Vicente Guerreiro
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 30-10-2024 (Quarta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 13-11-2024 (Quarta-feira) | 18:00 - 19:00 | 1:00 | Online síncrona |
3 | 20-11-2024 (Quarta-feira) | 18:00 - 19:00 | 1:00 | Online síncrona |
4 | 27-11-2024 (Quarta-feira) | 18:00 - 19:00 | 1:00 | Online síncrona |
5 | 04-12-2024 (Quarta-feira) | 18:00 - 19:00 | 1:00 | Online síncrona |
6 | 08-01-2025 (Quarta-feira) | 18:00 - 19:00 | 1:00 | Online síncrona |
7 | 15-01-2025 (Quarta-feira) | 18:00 - 19:00 | 1:00 | Online síncrona |
8 | 22-01-2025 (Quarta-feira) | 18:00 - 19:00 | 1:00 | Online síncrona |
9 | 29-01-2025 (Quarta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |