Canva na educação turma T1
Apresentação
O Canva é uma plataforma online gratuita que permite criar inúmeros recursos educativos digitais. É uma ferramenta que pode ser utilizada pelo docente para o desenvolvimento de cartazes, apresentações, gráficos, vídeos, etc, permitindo o trabalho colaborativo entre pares ou com os alunos. Esta ação pretende desenvolver as competências digitais dos docentes utilizando o recurso digital Canva, promovendo assim, a inovação na educação.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial.
Objetivos
Utilizar de forma eficiente a conta educação do Canva. Criar materiais educativos visualmente atrativos, como apresentações, cartazes e infográficos, vídeos, etc. Utilizar templates e elementos gráficos para personalizar e enriquecer os recursos didáticos. Explorar ferramentas de edição de imagem, texto e vídeo para aumentar a qualidade visual de seus materiais. Integrar o Canva nas práticas pedagógicas para tornar o ensino mais dinâmico e envolvente.
Conteúdos
Introdução à ferramenta digital Canva; Criação de uma conta de utilizador educação; Ferramentas e recursos no Canva; Pesquisa no Canva; Elementos Gráficos; Tratamento e edição de imagem; Tratamento e edição de texto; Tratamento e edição de formas; Tratamento e edição de gráficos e figuras; Animação de elementos; Partilha designs; Produtos digitais: infográficos, gráficos, cartazes, cartões, flyer. Produtos digitais: Apresentações; Produtos digitais: Vídeos; Produtos digitais: Sites; Exploração das ferramentas com IA.
Metodologias
As atividades a realizar na oficina decorrem em sessões presenciais e não presenciais, teórico/práticas, num total de 25 horas presenciais e 25 horas não presenciais. As sessões deverão ser de carácter predominantemente prático, com alguns momentos expositivos/demonstrativos. Sugere-se a metodologia de aprendizagem por execução de tarefas, salientando-se que as atividades integradoras devem ser desenvolvidas com a preocupação de ligação com os contextos e as vivências profissionais dos formandos. Na abordagem a cada conteúdo o formador deverá propor a elaboração de recursos com aplicação na sala de aula. Nas sessões de introdução a novos conteúdos, o formador deverá recorrer à projeção para exemplificar e/ou demonstrar. Considera-se importante promover a articulação entre os diferentes conteúdos.
Avaliação
Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o “Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final individual elaborado e apresentado pelos formandos.
Formador
Laura Maria Parra Chagas
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 23-04-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 30-04-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
3 | 07-05-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
4 | 14-05-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
5 | 21-05-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
6 | 28-05-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
7 | 04-06-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
8 | 11-06-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 18:30 | 1:00 | Presencial |
9 | 18-06-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |