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APP com aplicação na educação turma T1

Apresentação

As TIC evoluíram de forma surpreendente no século XXI, os desenvolvimentos verificados ao nível dos computadores/ tablets/ telemóveis, nos últimos anos revolucionaram todos os aspetos da atividade humana. No campo da educação, as TIC apresentam grandes potencialidades podendo ser facilitadoras do processo ensino aprendizagem (Condie & Munro, 2007; Drigas & Ioannidou, 2013). “O principal obstáculo para a integração das TIC na educação de alunos com e sem NEE permanece ainda relacionada com a confiança subjacente a experiências anteriores e formação obtida na utilização das TIC” (Martins, Santarosa, Rodrigues, & Heredero, 2014, p. 70). Assim, se os docentes tiverem competências para utilizar as tecnologias que têm ao seu dispor através dos alunos (tablets e telemóveis) o processo ensino aprendizagem será facilitado.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial.

Objetivos

Perceber as vantagens e desvantagens do uso dos tablets/ telemóveis na educação; Melhorar as competências ao nível do manuseamento dos tablets/ telemóveis em contexto educativo; Compreender o funcionamento de ferramentas do tablet/ telemóveis com vista à sua utilização em atividades de sala de aula (nomeadamente câmara, gravação áudio, touchscreen, etc); Selecionar, instalar e configurar definições básicas de aplicações; Promover atividades e conteúdos com recurso a diferentes aplicações, em articulação com os programas curriculares; Desenvolver práticas de trabalho coletivo recorrendo ao tablet/ telemóveis como ferramenta de facilitação de tarefas; Adquirir competências com vista à fomentação de aprendizagens em diferentes ambientes, nomeadamente ambientes digitais de aprendizagem

Conteúdos

Dispositivos Distinção de diferentes dispositivos touch bem como as respetivas componentes de hardware e software; Configurações Dotar os docentes de capacidades básicas ao nível das configurações dos dispositivos, de modo a que saibam personalizar o seu equipamento ou resolver potenciais situações inesperadas com os seus equipamentos ou dos respetivos alunos APP Selecionar, adquirir, instalar e configurar novas aplicações pedagógicas; Web Promover o uso de potencialidades da Web aliado à tecnologia touchscreen em contexto de sala de aula, com especial atenção para o trabalho colaborativo em ambientes digitais de aprendizagem; Trabalho Pedagógico Interativo Fomentar o uso de tecnologia alicerçada em aplicações pedagogicamente interessantes com claras mais-valias na interatividade entre o aluno e a estratégia educativa do docente.

Avaliação

Trabalhos práticos e reflexões individuais e em grupo efectuadas a partir das e nas sessões presenciais, de acordo com os critérios previamente estabelecidos, classificados de 1 a 10. A avaliação será em conformidade com o estabelecido no ECD e nas orientações do CCPFC

Bibliografia

Carvalho (org), Ana Amélia A (2008), Manual de ferramentas web 2.0 para professores, Lisboa: Ministério da Educação acedido em 12/12/2016 em http://www.erte.dgidc.min-edu.pt/publico/web20/manual_web20-professores.pdfPatrão, Sampaio, Ivone, Daniel (2016), Dependências Online, Lisboa: Pactor Google play acedido a 12/12/2016 em https://play.google.com/store/apps?hl=pt

Formador

Laura Maria Parra Chagas

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 17-10-2024 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
2 23-10-2024 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
3 30-10-2024 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
4 06-11-2024 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
5 13-11-2024 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
6 20-11-2024 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
7 27-11-2024 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
8 02-12-2024 (Segunda-feira) 17:30 - 18:30 1:00 Presencial
9 04-12-2024 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
Início: 17-10-2024
Fim: 11-12-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-115493/22
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 50 h
Local: Portalegre-T1