161

A leitura extensiva na aula de Inglês turma T1

Apresentação

Sendo a obra de leitura extensiva de lecionação obrigatória nos segundo e terceiro ciclos e ensino secundário, a formação nesta área tem sido escassa, e é necessária. Esta é uma área de particular importância, uma vez que tem potencialidades para congregar tarefas relativas às várias skills. A leitura extensiva favorece um trabalho colaborativo em sala de aula (transactional methodology), pois ler é compreender e interpretar. A interpretação nasce do diálogo com o texto e também da troca de opiniões com os outros. Na sala de aula o professor é o orientador e os alunos os verdadeiros motores das suas aprendizagens. Este tipo de trabalho alimenta a imaginação e promove o desenvolvimento de diferentes tipos de escrita, incluindo a escrita criativa. É uma área privilegiada por ser lúdico-didática, motivando para o estudo da língua alunos com pouca motivação pelo leque alargado de todos os elementos que a incorporam. Ouvir histórias e ler histórias, são atividades icónicas da humanidade. Desde os mitos, à literatura de autor, passando pelos contos populares, epopeias e literatura infantil, tudo nos permite dizer que não há histórias sem vida e não há vida sem histórias. A componente socio-cultural de que os programas também falam está grandemente representada nesta componente da disciplina de inglês. Sendo esta língua tão amplamente falada no mundo, é o mundo que podemos levar para a sala de aula nas suas mais diversas formas de vida e expressões culturais. Abrir as portas à transculturalidade é mais um privilégio que este tipo de trabalho oferece. A componente socio-afetiva da literatura é uma mais-valia para o trabalho com pré-adolescentes e adolescentes e mais um fator de motivação para a aprendizagem.

Destinatários

Professores dos Grupos 220 e 330

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 220 e 330. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 220 e 330.

Objetivos

1. Adquirir uma visão analítica e crítica sobre o conteúdo dos programas de Inglês, em termos de processos de operacionalização no tratamento da obra de leitura extensiva, através da análise dos mesmos 2. Formar e partilhar opiniões sobre as vantagens e as desvantagens do uso das diferentes metodologias de trabalho em sala de aula 3. Adquirir uma perspetiva sobre o mundo da literatura infantojuvenil de expressão inglesa das últimas décadas 4. Conhecer algumas das histórias apresentadas através da leitura, individual ou em grupo, assim como da sua análise 5. Tomar consciência das potencialidades que os diferentes tipos de texto literário e também não literário, têm em termos de trabalho de integração de skills 6. Conseguir elaborar planos de trabalho com diferentes tipos de texto, tendo em conta o desenvolvimento das capacidades de compreensão tanto em termos lexicais como de estrutura da língua 7. Adquirir estratégias de avaliação (de diferentes tipos) do trabalho desenvolvido pelos alunos com a obra de leitura extensiva 8. Adquirir competências para a elaboração de materiais que sirvam de evidência do envolvimento dos alunos e nível de aprendizagens.

Conteúdos

1 - Noção de literatura extensiva; 2 - A leitura extensiva nos programas oficiais da disciplina de Inglês – processos de operacionalização; 3 – Metodologias de trabalho em sala de aula: trabalho individual, em pequenos grupos ou em grupo turma. 4 - Sugestões de leitura apresentadas (nos programas) e uso de outros textos: - Textos clássicos ou contemporâneos – vantagens e desvantagens; - ‘Multimodal Books’ – ‘Story Books’ vs ‘Picture Books’; - ‘Graphic Novels’ - ‘Short stories’- ‘Fables’, ‘Folk/Fairy Tales’ ou ‘Author Literature’; - ‘Moveable Books’: ‘Pop-Up Books’ e ‘Flip-the-flap Books’; - ‘Literature for Young Adults’; - ‘Nonfiction books; - ‘Crossover/Multilayered Literature’; - ‘Silent Books’; - Poetry. 5 - Tipos de ficção em que as obras se inserem: - ‘Realistic Fiction’; - ‘Historical Fiction’; - ‘Fantasy Fiction’ 6 - A Net e a literatura para a infância e juventude: - ‘Sites’ áudio com ou sem texto; - ‘Sites’ de contos tradicionais e fábulas; - Revistas especializadas ‘online’; - ‘Book Trust sites’; - ‘Sites’ de prémios atribuídos por diferentes organizações. 7 – Atividades de pré-leitura: - Identificação de ‘critical features’; - O uso do peritexto; - O uso das imagens (em obras multimodais); - O trabalho com palavras-chave. 8 – Atividades com os textos: - Identificação do tema e do ‘core of the text’; - Elaboração de mapas de trabalho; - Integração da estrutura com a compreensão/interpretação - Diversificação de tarefas. 9 – Atividades de pós-leitura: - ‘Integrated skills activities’; - Leitura dramatizada de textos; - Dramatização de textos. 10 – Avaliação das várias fases do processo de trabalho dos alunos com a leitura extensiva

Avaliação

Os formandos serão sujeitos a uma avaliação contínua por observação da participação ativa e resolução de tarefas. Serão também avaliados pelo trabalho desenvolvido com os alunos do qual apresentarão um relatório de que devem constar planificação, materiais, outras evidências e reflexão individual sobre o processo. A avaliação decorrerá de acordo com o determinado pelo ECD e as orientações do CCPFC.

Bibliografia

• Day, Richard R.; Bamford, Julian, Extensive Reading in the Second Language Classroom, New York, Cambridge University Press, 1998• Grabe, William, Reading in a Second language: Moving From Theory To Practice, New York, Cambridge University Press, 2009• Edited by Bland, Janice and Lutge, Christiane, Children’s Literature in Second Language Education, London, Bloomsbury, 2013• Culhan, Ruth & Wheeler, Amanda, Writing to Prompts in the Trait-Based Classroom: Literature Response, New York, Scholastic, 2004• Rosow, La Vergne, Light’n lively Reads: A Thematic Bibliography, Englewood, Colorado, Libraries Unlimited, 1996

Formador

Joaquina Rosa Cachopas Caeiro

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 27-03-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
2 01-04-2025 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
3 24-04-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
4 29-04-2025 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
5 06-05-2025 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
6 08-05-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
7 13-05-2025 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
8 03-06-2025 (Terça-feira) 17:00 - 21:00 4:00 Presencial
Início: 27-03-2025
Fim: 03-06-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-123360/24
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 50 h
Local: Portalegre