
Filosofia prática com crianças e jovens turma T1
Apresentação
Esta ação surge como resposta à solicitação de formandos que no decorrer do ano letivo 2020/2021 participaram em ações de sensibilização e/ou de introdução à prática da Filosofia com Crianças e que, no final das mesmas, sentiram necessidade e manifestaram interesse em participar numa oficina de continuidade que lhes possibilitasse adquirir maiores habilidades e competências no uso destes saberes. Efetivamente, preparar e colocar em prática a metodologia da Filosofia com Crianças implica um acompanhamento extremamente especializado e levado a cabo por um perito na área. As ações de sensibilização e/ou de introdução à prática, abrem caminho para questões, reflexões, desafios e dificuldades inerentes à prática em questão, mas não permitem ao formando ficar autónomo no seu uso. Ao apreenderem a complexidade da prática em questão e as dificuldades relacionadas com uma experimentação efetiva mais de 50% dos formandos, em cada grupo, revelou interesse em receber mais formação nesta área. Os benefícios da prática da Filosofia com Crianças, constatados em estudos desenvolvidos pela UNESCO, quer a nível das aprendizagens curriculares, quer a nível do desenvolvimento pessoal (emocional, cognitivo) dos alunos, como também das dinâmicas professor/alunos, contribuíram igualmente, para a manifestação de tão elevado de interesse.
Destinatários
Professores dos Grupos 100, 110 e 410
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 100, 110 e 410. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 100, 110 e 410.
Objetivos
- Habilitar os formandos para que possam contribuir para a preparação de crianças e jovens capazes de pensar de forma critica e ética, capacitando-os para gerir a incerteza do mundo e da vida. - Acompanhar os formandos na preparação, dinamização e avaliação de sessões de Filosofia com Crianças, em contexto de sala de aula. - Sensibilizar os formandos para uma escuta atenta às perguntas das crianças, para a sua dimensão filosófica e também estética. - Desenvolver um trabalho a nível da atenção, da empatia, da abertura reflexiva e da escuta do outro. - Ajudar os formandos a romper com as barreiras traçadas da sua racionalidade, potenciando a criatividade do pensamento e aproximando o seu pensamento do das crianças. - Preparar os professores para serem promotores de uma convivência democrática e consciência cívica, em contexto de sala de aula. - Desenvolver competências para o diálogo filosófico e intercultural, inspirado na articulação com diferentes linguagens e expressões artísticas e culturais. - Dar a conhecer, na prática, como se proporcionam experiências de pensamento, a partir da experiência de vida das crianças.
Conteúdos
1- A EXPERIÊNCIA, COMO MODO DE SE ABRIR AO NOVO E DE SE RELACIONAR COM O PENSAMENTO - Exercícios de INVESTIGAÇÃO CRIATIVA, como modo de compor e recompor o pensar e o sentir. - Exercícios de DIÁLOGO COLABORATIVO, como maneira de desenvolver um pensar coletivo. - Exercícios de RESISTÊNCIA face a toda a imposição. - Exercícios sobre a DIFERENÇA, como afirmação irredutível da singularidade da vida 2- CRIAÇÃO DE ESPAÇOS PARA A EXPERIMENTAÇÃO FILOSÓFICA, A PARTIR DE SUPORTES ARTÍSTICOS - Exercícios práticos para desfazer hábitos inibidores da imaginação criativa. - Exercícios filosóficos, para desenvolver a problematização como maneira de abrir espaços onde habitualmente não há perguntas. - Exercício de formulação de associações entre pensamento e sensações existenciais e/ou artísticas. 3- CRIAÇÃO DE ESPAÇOS PARA O DIÁLOGO DEMOCRÁTICO - Exercícios de diálogo participativo e colaborativo, que podem ser aplicados em contexto de sala de aula. - Exercícios para desenvolver a empatia, a abertura reflexiva e a escuta do outro. 4- MONITORIZAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DA EXPERIÊNCIA DA FILOSOFIA COM FOCO NA INFÂNCIA - Monitorização do trabalho dos formandos relacionado com a prática da FcC - Partilha, discussão, análise e avaliação de sessões de FcC, desenvolvidas em contexto de sala de aula.
Avaliação
- As sessões realizadas pelos formandos e registadas por escrito, devem ser organizadas sob a forma de um portefólio ao qual os formandos deverão juntar contributos reflexivos sobre as suas práticas e sobre a formação. A avaliação realizar-se-á de acordo com o determinado no ECD, nas orientações do CCPFC e nos regulamentos do CFAE.
Bibliografia
KOHAN, Walter, Infância. Entre Educação e Filosofia. Belo Horizonte: Autêntica, 2003KOHAN, Walter, Infância, estrangeiridade e ignorância Ensaios de Filosofia e Educação. Belo Horizonte:Autêntica, 2007KOHAN, Walter, OLARIETA, Beatriz F. (orgs.),A Escola Pública aposta no Pensamento.Belo Horizonte: Autêntica, 2012LENOIR, Fréderic, Filosofiar e Meditar com as Crianças, Edição: Arena PT, 2017MUNARI, Bruno. Fantasia, invenção, criatividade e imaginação na comunicação visual. Colecção Dimensões, Editorial Presença.
Formador
Ana Cristina Melato Póvoa Vieira Tomás
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 06-01-2025 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Presencial |
2 | 08-01-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Presencial |
3 | 13-01-2025 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Presencial |
4 | 15-01-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Presencial |
5 | 20-01-2025 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Presencial |
6 | 22-01-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Presencial |
7 | 27-01-2025 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Presencial |
8 | 29-01-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Presencial |
9 | 03-02-2025 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Presencial |
10 | 05-02-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Presencial |